segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Você é um Cristão?


Quanto mais eu leio a bíblia mais eu vejo o quanto temos nos distanciado do propósito de Deus para as nossas vidas, parece que nos perdemos no meio do caminho acabamos incorporando tantas coisas da sociedade moderna que nem nos damos conta disso , mas essa semana um trecho de atos ficou martelando em minha cabeça por vários dias .

Atos 11:25-26
Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo
e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. 

Parece um versículo simples, e é simples mesmo, mas nem por isso deixa de dizer algo que com certeza confronta o que temos vivido hoje em dia, esse trecho relata que Barnabé e Saulo se reuniram durante um ano com a igreja e ensinaram muitos, porem em momento nenhum eles disseram nós somos cristãos eles apenas viviam os ensinamentos de cristo, viviam o amor com Deus e com os homens , viviam em obediência as escrituras e por isso se pareciam com Jesus , e as pessoas que conheciam eles começaram a ver semelhança neles com Jesus e logo os chamaram de Cristãos devido a essa semelhança.

Hoje muitos anos depois as coisas mudaram hoje parece que existe uma necessidade de dizermos que somos cristãos, colocamos nas redes sociais, falamos pros amigos ei eu sou cristão, não estou dizendo que isso é errado, só queria que cada olhasse para si e refletisse e se eu não falasse pra ninguém que sou cristão ? Se no meu status do facebook não tivesse escrito cristão as pessoas reconheceriam o caráter de Cristo em mim? Notariam que eu e Jesus temos semelhanças? Ou será que só o que temos é um status de Cristão?

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Eu sou casa


"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.
Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.  Atos 17:24-25

Baseado nesse texto  me pergunto então por que tudo o que ele colocou pra nós? Igreja, oração, santidade, oferta, dizimo, perdão entre outras coisas, sendo que ele não precisa de nada, será que Deus fica carente por isso ele diz ei ore? A comida no céu acaba por isso ele diz ei oferte?

Não nada disso acaba e nada disso é pra ele, ele não esta precisando de nada, mas eu e você estamos,precisamos que a identidade dele seja gerado em nós , em atos 17:24 a palavra diz  que Deus não habita em templos construídos por homens , sabe o que ele habita? Ele habita o que as mãos dele construíram, por isso ele ordena que façamos tantas coisas, pois ele quer gerar em nós o endereço dele, ele quer construir uma ponte em nós que nos levara para perto dele através da palavra dele, mas quando não fazemos  a vontade dele fica apenas um abismo.
Nós somos a casa de Deus, porem o pecado de adão fez com que Deus não mais morasse em nós, nossa casa precisa urgentemente de reforma para que Deus volte a habitá-la , e essa reforme se dá a partir daquilo que Deus diz para que a fazermos , a palavra de Deus em nós produz essa reforma , porem quando não agimos conforme a sua vontade é como se estivéssemos quebrando a casa , quando não amamos estamos derrubando uma parede da casa, quando não perdoamos estamos arrancando uma porta, e Deus não vai habitar em uma casa onde ele não seja o grande mestre da Obra , a casa se torna inabalável quando eu me torno submisso a vontade do Pai , enquanto eu me prender a minha vontade a casa sempre será apenas uma velha construção  desabitada , Deus só vai habitar quando a obra for feita pelas mãos dele.

obs: Eu estava só jogando umas idéias no word nem ia postar , mas como não sou eu que controlo as postagens rs...

domingo, 22 de janeiro de 2012

Caminhando com um desconhecido


Essa semana uma nova questão me despertou depois de ler o texto de Lucas 24:13-31

Naquele mesmo dia, dois deles (discípulos) estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.
No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido.
Enquanto conversavam e discutiam o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles;
mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.
Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos.
Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? "
"Que coisas? ", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;
e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro
e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.
Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram".
Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? "
E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.
Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.
Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles.
Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.
Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.
 
Depois de ler isso comecei a meditar, os dois homens que estavam caminhando com Jesus não eram apóstolos, mas eram discípulos dele, logo eram Judeus, pois o evangelho ainda não tinha alcançado os Judeus, e como todo bom Judeu eles haviam estudado as escrituras sagradas e sabiam de todas as profecias a respeito de Jesus, e mesmo assim debatiam sobre o motivo da morte de Jesus como se nunca tivessem estudado nada sobre isso no livro dos profetas, mas o que mais me intriga não é isso, mas sim o fato dos dois que conheciam as escrituras que tinha visto os vários feitos de Jesus sobre a terra não reconhecerem Jesus durante todo o percurso que durou 11 km .

Transportando isso pros nossos dias eu comecei a pensar quantas e quantas vezes nós deixamos de acreditar em Jesus e no que ele fará mesmo depois de conhecer as escrituras e de ver muito dos seus vários feitos, e muito, além disso, eu pensei e se Jesus aparecesse pra nós e começasse a caminhar ao nosso lado e a falar conosco nós saberíamos que é ELE?
O quanto conhecemos do nosso Deus? Será que o conhecemos só de ouvir falar? Será que reconhecemos a voz dele? O cheiro dele?
Se amamos tanto o nosso Deus como dizemos, não seria natural que todas as perguntas a cima fossem respondidas com um sim? Pois afinal é isso que acontece quando se ama alguém , procuramos conhecê-lo e aprendemos a reconhecer a quem amamos nos mínimos detalhes , agora se as repostas para as perguntas a cima foram não, então está na hora de rever nossos conceitos sobre o que verdadeiramente é amar a Deus...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Que Deus não ocupe o primeiro lugar nas nossas vidas ...



A alguns dias uma pergunta tem ecoado dentro da minha cabeça , Como colocar Deus em primeiro lugar na minha Vida , pensei repensei , orei , meditei , mas um grande amigo fez a seguinte pergunta :

- Quem disse que ele tem que ser o primeiro lugar na sua vida?

Eu pasmei ao ouvir isso, mas tudo ficou muito claro quando li o que está escrito em Marcos 12:28-34

Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada. 

Deus não tem que ser o seu primeiro Deus tem que ser o seu tudo ele não pode ocupar somente o primeiro lugar da sua vida ele tem que ocupar o todo.
Se eu coloco Deus como meu primeiro Senhor, significa que eu tenho outros senhores, talvez a família, emprego, faculdade, mas a bíblia deixa clara, e ainda faz um alerta, ouve ó Israel é como se falasse ei presta atenção só existe um Senhor somente um, não existe um segundo nem um terceiro é só um, e mais adiante Jesus ainda diz , amaras de todo o seu coração de toda sua alma de todo seu entendimento e de todas as suas forças, Jesus não disse ei ame seu Deus mais do que você ama as outras coisas, ele disse ame com seu tudo em todos os aspectos, deixe ele ser seu tudo não o primeiro mas o tudo .
Deus não quer ser seu primeiro ele quer seu tudo, e quando ele for realmente seu tudo, as outras coisas fluirão através dele, família, emprego, amar o próximo e  tudo o mais fluirá através daquele que é o seu tudo daquele que é seu único Senhor.

Tenho que dizer que essas palavras têm gritado dentro de mim desde a hora que eu entendi de verdade o que é isso, hoje tudo o que eu quero é que Deus realmente se torne o meu tudo ...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Qual é o seu lugar?



E mais uma vez gostaria de compartilhar algo que Deus falou comigo durante a leitura bíblica no desafio insano?

2 Samuel 11:1  “Na primeira , época em que os reis saíam para a guerra , Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel...”

Para quem não conhece muito bem a historia de Davi vale a pena fazer um resumo do que aconteceu a partir daí , Davi não foi a guerra e ficou em seu Palácio ,nesse tempo ele cometeu adultério com a mulher de um dos seus soldados ,essa mulher engravidou e depois disso colocou o marido dessa mulher na linha de frente da batalha para que ele morresse e assim tomou-a por sua mulher , Deus ao ver tudo isso se entristeceu mas poupou a vida de Davi , porém a historia de Davi nunca mais foi a mesma , houve incesto em sua casa ele foi humilhado perante todo o seu povo , seu filho desejou matá-lo e uma sucessão de coisas terríveis aconteceu com ele .

Mas o que me chamou atenção foi algo simples, um pequeno detalhe que trouxe tantas coisas ruins para vida de Davi, ele simplesmente não estava onde devia estar, ele devia estar na guerra, mas ao invés disso mandou outro em seu lugar e ficou a acomodado em seu palácio  a partir daí sua vida começou a desmoronar.

Hoje a pergunta que eu quero que você se faça também é muito simples, pergunte a si mesmo:
Eu estou onde devia estar? Onde Deus queria que eu estivesse?

Talvez você não esteja, mas sua historia não precisa ter o mesmo fim que a de Davi , se você descobriu que está acomodado em sua casa quando devia estar na batalha quem sabe não é a hora  de se levantar deixar essa vida banal de lado e fazer aquilo que Deus tem sonhado pra você , vamos fazer algo enquanto ainda temos tempo...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Reconstruindo os muros



Neemias 6:3
“...Estou executando um grande projeto e não posso descer .Por que parar a obra pra ir me encontrar-me com vocês?”

Sabia que os 42 dias de leitura bíblica seriam dias que mudariam a minha vida e muito dos meus conceitos e projetos, Deus é perfeito e tem feito grandes coisas nesses dias, novamente uma palavra mexeu profundamente comigo e por isso gostaria de compartilhar, Neemias 6:3, o livro de Neemias trata da reconstrução dos muros de Jerusalém, e Neemias foi o CARA nessa reconstrução, contrariando todas as vozes que zombaram dele quando  se levantou para reconstruir , ele não deu ouvidos a homens mas confiou em seu Deus e colocou a mão na massa e começou trabalhar nos muros, e no versículo 3 do capitulo 6 após receber um recado de algumas pessoas para que ele deixasse a um pouco a obra e fosse  vê-los para conversar eis que Neemias deu a melhor resposta que podia ter dado :

“... Estou executando um grande projeto e não posso descer. Por que parar a obra pra ir me encontrar-me com vocês?”

Quando li isso tive que parar e olhar pra dentro de mim , e me coloquei a pensar em quantas vezes parei a reconstrução dos muros para ir em busca de uma conversinha , ou de qualquer outra coisa , mas o ponto é o que tem nos tirado da reconstrução do muro? O que tem tirado você do trabalho da reconstrução dos muros?

Não precisa ser algo como foi com Neemias, muitas vezes o nosso convite para deixar a obra é uma TV, um vídeo-game, um passeio, um amigo, um a deixa isso pra lá um pouquinho daqui a pouco eu volto.
Não sei o que tem feito você parar, só sei que Deus tem pressa e se ele tem te levantado e me pra essa grandiosa obra eu não quero que nada atrase os planos dele. 

obs: Não foi nada facil escrever essas palavras e com ctz não estou isento delas...

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Caminhando eu vou para Canaã



Nos últimos 13 dias tenho participado de um desafio, desafio esse que consiste em ler a bíblia em 42 dias, e tem sido uma experiência fantástica eu diria ,  tenho aprendido muito , acompanhado a jornada do povo de Israel desde quando saíram do Egito , sua peregrinação no Egito e tudo o que Deus fez no meio deles , mas algo me chamou atenção hoje e comecei a  conversar com o Pai sobre isso, temos um livro inteiro falando para aquele povo o que eles deveriam fazer e o que não deveriam fazer na Terra Prometida  (Canaã) , pensei será que isso era mesmo necessário , poxa vida tudo o que aquele povo mais queria era chegar até aquela , iriam agora esquecer de Deus ? O Deus que levou eles até aquela terra.

Ma enfim não é daquele povo que quero falar, mas sim de nós mesmos, hoje nós temos as nossas próprias Canaãs , eu não sei qual é a sua , pode ser uma casa, um emprego , uma pessoa, muitas vezes passamos meses , anos orando , jejuando , buscando chegar até a nossa Terra prometida , e o que temos feito quando a recebemos? Será que nos lembramos do Deus que nos conduziu a ela? Temos honrado Deus nessa terra? Muitas vezes negligenciamos aquilo que Deus nos deu, achando que podemos conduzir tudo sozinho , quando na verdade não saberíamos nem respirar se não fosse a graça e a misericórdia de Deus sob as nossas vidas, o que eu quero com esse post é que cada pessoa que ler possa olhar para si e ver se tem negligenciado aquilo de mais precioso que Deus deu nas suas mãos , façamos isso antes que sejamos lançados fora de Canaã.

Deus não tem prazer em retirar de nós aquilo que ele nos deu e por isso a exortação sobre o que fazer e não fazer em Canaã foi tão grande, quem sabe assim possamos acordar de verdade.